Greenbuilding Brasil 2015

Greenbuilding Brasil 2015

Na semana passada São Paulo recebeu a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, evento de negócios destinado aos decisores da indústria da construção sustentável no Brasil. Estavam presentes empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologia, equipamentos e serviços para construtores, engenheiros, incorporadores, arquitetos, prestadores, instituições financeiras, entidades governamentais e associações.

 

O movimento da indústria da construção sustentável no Brasil tomou corpo em 2007 quando o Green Building Council (GBC) chegou por aqui ao mesmo tempo em que a primeira certificação LEED (Liderança em Design Ambiental e de Energia) foi entregue na América Latina.

 

Para fomentar e garantir o sucesso de disseminar as práticas das construções sustentáveis, o GBC focou altos investimentos em educação, parcerias com universidades para criação de programas de MBA e o relacionamento com as autoridades governamentais competentes no país.

 

O custo de construção de um “prédio verde” é de 1 a 7% mais alto que um prédio comum, porém o retorno do investimento nessa mudança de operação é 9,9% maior em novas construções e 19,2% em prédios já construídos. Em termos de despesas operacionais como água, energia, manutenção e renovação, os custos podem baixar em até 10% considerando um tempo de utilização das estruturas de 50 a 60 anos.

 

Pelo que consta, essa 6a edição do evento no Brasil teve como um dos temas chave a “água”, levando em conta toda a crise hídrica e a eficiência energética, puxados pelo Ministério do Meio Ambiente. No primeiro dia do encontro, a principal key note speaker foi a ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva.

 

Engajada nas questões ambientais, A BRPAV® acredita na sustentabilidade alinhada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente.

 

Se quiser saber mais sobre o evento e sobre as práticas de green building, acesse: http://www.gbcbrasil.org.br




Voltar para notícias